sábado, 25 de novembro de 2017

Como conseguir um Rating FIDE

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) (em francês, Fédération Internationale des Échecs -FIE- ou, em inglês, World Chess Federation-WCF) foi fundada em 20 de Julho de 1924, Paris. Tendo Alexander Rueb como um de seus fundadores sendo eleito o seu primeiro presidente (1924~1949), sendo atualmente presidido por H. E.Kirsan Ilyumzhinov, desde 1995 (Presidente da Kalmykia, República autónoma da Rússia).

A FIDE é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como a responsável pela organização do Xadrez e dos campeonatos internacionais em níveis continentais. Em 1999, a FIDE foi reconhecida pelo COI como uma Federação esportiva internacional

Atualmente a FIDE não se volta somente ao xadrez profissional de alto nível, também investe no xadrez escolar, fazendo deste esporte intelectual uma fonte de educação.

Site oficial da FIDE: http://www.fide.com

Como conseguir um Rating FIDE

Para conseguir um rating FIDE o jogador deve esta em dia com a anuidade da CBX(Confederação Brasileira de Xadrez, site da CBX: www.cbx.org.br) e jogar torneios FIDE, e conseguir marcar 1(um) ponto a cada 4(quatro) jogadores com rating FIDE que enfrentar nos Torneios FIDE. 

O rating FIDE inicial sai da média de rating FIDE dos jogadores que o jogador enfrentar, não é igual a CBX que já sai com o rating inicial 1800 no cadastro CBX. 

Aqui no Tocantins, por exemplo. Nunca aconteceu um Torneio FIDE. Por isso apenas 4(quatro) jogadores atualmente possuem rating FIDE que representam o Tocantins. Pela dificuldade de ficar viajando para torneios FIDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário